sexta-feira, julho 14, 2006

Cavaco, o coerente

A actuação de Cavaco Silva como presidente não me tem surpreendido minimamente. Plasmado "candidato da direita" pela esquerda, rapidamente mesmo os mais incautos se aperceberam do logro do epíteto.
A aprovação das leis da nacionalidade e da procriação medicamente assistida aí está para confirmar o perfil claro de centrista do homem de Boliqueime: alguém com défice de convicções e superavit de adaptabilidade. Ou pragmatismo. A coerência de Cavaco deriva da sua efectiva ausência de convicções ideológicas, alguém para quem está tudo bem "se o mercado funciona". É o tipo de político que não é de esquerda que a esta convém: rapidamente dá de barato que há certos "princípios" (os da esquerda) que não se discutem, pois fazem parte dos "valores das sociedades democráticas". E depois de vez em quando dão uma piscadela de olho à direita (como diria o camarada Carvalhasss), mostrando aquilo que... não são.
A outra faceta da coerência de Cavaco como PR está naquilo que ele não tem feito e que criticara a Mário Soares: ser uma força de bloqueio. Cavaco está a comportar-se como previu um confrade, sendo de facto o presidente que melhor convém a Sócrates. E ao sistema instalado.

4 comentários:

Anónimo disse...

É curioso, mas apesar de tudo eu ainda esperava menos...

JSM disse...

Um belo retrato! Afinal o que são eles mais do que um retrato! Mobilizam alguém? Convencem alguém?
Simbolizam alguma coisa?
Coitados, são um mero retrato pendurado na parede.
Caro FSantos, parabéns pelo retrato.

Anónimo disse...

Análise curiosa...Cavaco é justamente o homem que não se deixa instrumentalizar. Só tem um fito : servir Portugal. Não servir os que se queria servir dele. É, por isso, o melhor Presidente para Portugal e que melhor pode apoiar o Sócrates.
Zé do Norte

Anónimo disse...

Boa FSantos!!

"Servir portugal"?
Quem aceita uma lei da (des)nacionalidade como aquela não serve concerteza portugal!