quinta-feira, maio 04, 2006

Povoamento do interior

Esta notícia já nem tem o condão de nos espantar. Desde que a democracia estatuíu o princípio "Go West" que o interior de Portugal se vem despovoando, caindo numa apagada e vil tristeza, só quebrada pelos investimentos de algumas câmaras e por relações económicas transfronteiriças.
Nem todo o movimento de abandono das aldeias se fez em direcção ao litoral e às grandes cidades e seus subúrbios; muitas sedes de concelho do interior têm visto a sua população crescer, muito à conta da aplicação de fundos comunitários, infelizmente nem sempre em investimentos reprodutivos.
Que uma câmara apele à população de uma cidade brasileira com quase 300.000 habitantes, localizada em um dos estados mais prósperos do Brasil, e que até possui o 10º prédio mais alto do mundo, diz bem do estado a que ambos os países irmãos chegaram: por cá, abandonaram-se os campos, prezando-se a vida urbana, acomodada, longe do trabalho braçal; pelo Brasil, qualquer ocasião é boa para demandar a Europa e fugir à miséria. Dir-se-á, então, que se junta o útil ao agradável. Eu direi antes que se trata de uma conjunção de realidades deprimentes.

5 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Querido Amigo:
É uma tristeza. Tudo pela propaganda da "exclusividade" da vida metropolitana que os seriados televisivos propagandeiam. Acentuada pela incapacidade de o mundo agrícola, subsidiado para não produzir, em reconverter-se. E com o golpe de misericórdia dado por um desgoverno que em vez de fomentar o equilíbrio, retira do interior os serviços, chegando ao primor de decretar que quem lá queira nascer se dirija à fronteira mais próxima.
Mas sabes, talvez a imigração, de várias origens, acabe por criar uma pressão de refluxo...
Sonhemos.
Ab.

Anónimo disse...

Junta-se a fome com a vontade de comer!

"pressão de refluxo"!!!
Ò Paulo, isso não dá vómito!??
AHAHAHA!

Legionário

Paulo Cunha Porto disse...

Isso, Caro Legionário, depende da direcção do fluxo...
Abraço.

JSM disse...

E o regionalismo aqui tão perto...
Manobras de diversão é que não.
Bem visto, parecido com isto, só Belenenses da nossa desilusão.
Um abraço de segunda divisão.

JSM disse...

"Eu direi antes que se trata de uma conjunção de realidades deprimentes"!!!
Sem mais...a não ser que chegou a hora de denunciar ambos os regimes: o português e o brasileiro.
Quem se lembra de reinventar o novo Reino Unido de Portugal e Brasil!?
Eu gostava.
Um abraço.