terça-feira, junho 06, 2006

Amanhecer azul


O jornal "Record" elaborou uma classificação do Campeonato da I Liga de Futebol (ou lá como se chama) que reflectiria os resultados dos jogos se não tivessem ocorrido erros de arbitragem com influência directa no resultado final das partidas. Nessa classificação o Clube de Futebol "Os Belenenses" aparece em 9º lugar, bem longe do 15º final que teria ditado a descida de divisão.
Teria, porque foi dada razão ao clube no chamadao "Caso Mateus", sendo o Gil Vicente muito justamente penalizado com a descida de divisão. Em todos os blogues azuis que leio (ver lista nos "Favoritos" à direita) foi sempre criticada a direcção e a equipa técnica como responsáveis da má época desportiva e só acessoriamente se falava nas arbitragens. Razão pela qual o ambiente é mais de alívio que de euforia. Mas por uma vez houve justiça e os expedientes gilistas para contornar os regulamentos desportivos foram exemplarmente punidos.
A festa dos 50 anos da inaguração do Estádio do Restelo (que se cumprem em 23 de Setembro próximo) vai ter mais brilho.

3 comentários:

O Corcunda disse...

Perigosíssima esta listagem! É o tipo de coisas que é extremamente prejudicial para o futebol... Acho muito bem que se publiquem os relatórios e avaliações de árbitros! Esta tabela, contudo, transmite uma falseada sensação de justiça. Uma falta a meio-campo altera tanto o rumo de um jogo como um penalti mal assinalado...
Isto é o fim do futebol!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o corcunda. Muitas vezes o que influencia os resultados não são os golos em fora-de-jogo, mas os fora-de-jogo mal assinalados, tal como os cartões que ficam por mostrar, a dualidade de critérios, os penaltis não assinalados, e até mesmo a atitude dos árbitros para com os jogadores. Há muitas maneiras de influenciar resultados.

De qualquer modo, a confirmar-se a decisão, parabéns ao Belém. É da maneira que continuaremos a ter o verdadeiro dérbi lisboeta...

RB

acja disse...

Ai se cá fosse como lá...
Pobre Lusa...