sábado, agosto 19, 2006

De regresso

Regresso de três semanas de férias no norte do país. Do meu périplo quero apenas deixar uma pequena nota sobre uma região fantástica e não muito explorada, onde passei cinco dias: a Ria de Aveiro.
Estanciei na Torreira, do lado oposto a Aveiro. O espectáculo da ria é deslumbrante, seja pelo enquadramento natural, seja pelos moliceiros (em cada vez menor número) que dão cor ao cenário, seja pelos cambiantes de luz ao longo do dia (e com o tempo instável que tivemos na semana que ora finda mais isso se notou). A praia da Torreira, de bandeira azul, é óptima: areia fina, campos de futebol e parque infantil para a pequenada, água de temperatura surpreendentemente agradável (só a bandeira vermelha, frequente por estas bandas, destoa do quadro).
A meia dúzia de quilómetros a sul, defronte da praia da Barra (muito concorrida pelas gentes de Aveiro) mas só alcançável de barco ou, de carro, dando-se a volta a toda a ria, o que muito ajuda à sua preservação natural, temos S. Jacinto, cuja praia de extenso areal e belíssimo mar (um pouco menos tempestuoso que o da Torreira) é sem dúvida uma das mais encantadoras do país.
Em termos de turismo encontram-se alguns espanhóis mas são sobretudo os portugueses, nomeadamente do própio distrito de Aveiro, que demandam este lado da ria. O ambiente é essencialmente popular - definitivamente não é uma zona in, o que só contribui para uma maior genuinidade. Os restaurantes com muito bom peixe não faltam.

1 comentário:

Rafael Castela Santos disse...

Querido amigo:
Nos alegramos de tenerte una vez más pluma en ristre dispuesto a seguir blogando.
Un fuerte abrazo,