sexta-feira, setembro 29, 2006

Os "outros" voluntários

A ler, este artigo sobre os voluntários britânicos que combateram por Franco na Guerra Civil Espanhola. Contém algumas imprecisões e omissões (não se fala nos nossos Viriatos, por exemplo) mas é um raro momento de informação oficial sobre o "outro lado".


(Eoin O'Duffy, líder dos Camisas Azuis irlandeses e voluntário na Guerra Civil Espanhola.)

4 comentários:

Mendo Ramires disse...

Sempre gostei de mais esta afinidade estética com a Irlanda: lá e cá, as camisas eram azuis. Na restante Europa, esplanavam-se outros cromatismos. Curioso é verificar que em Inglaterra eram Negras, como em Itália. Enfim, coincidências ou ocultas parecenças entre Povos?...
Vou aproveitar a deixa irlandesa e reler Yeats, no fim-de-semana.

Anónimo disse...

Voluntários ou Mercenários?

O Corcunda disse...

Eoin O´Duffy foi um interessantíssimo intérprete do corporativismo, que nunca concebeu sem uma concepção cristã de vida. O seu nome corre hoje na lama ao por associação a Hitler e Mussolini, gente por quem não tinha afinidades que não de estilo.
Os seus textos sobre o legado Cristão da humanidade e sobre o corporativismo ainda hoje são excelente leitura...

o engenheiro disse...

De quem se querá esconder o anónimo comentador? O sistema é dele, tude corre a seu favor, porquê esconder-se?
Só para sua informação, as Brigadas Internacioanis que, contrariamente à lenda romântica do antifascismo, eram basicamente o rebotalho da internacionalismo enquadrado por agentes de Estaline, recebiam tal como os milicianos espanhóis (incluindo os que trabalhavam nas barricadas), 10 pesetas ao dia (mais senhas para 4 refeições que comercializavam), 4 vezes mais do que recebiam os legionários que, por sua vez, recebiam mais que os magrebinos. Os pilotos de Marlaux recebiam importâncias inacreditáveis. Por isso, pretender ofender os que lutaram voluntariamente do lado dos sublevados apenas revela a arrogância dos ignorantes ou canalhas.