domingo, dezembro 10, 2006

Racismo no desporto

Mais uma vez é notícia o comportamento alegadamente racista de adeptos portugueses. Desta vez foi no Académica-UTAD, da 2ª divisão A, em futsal. Dois dos jogadores da UTAD foram mimoseados durante o jogo com urros de macacos e um deles acabou por chutar a bola para a bancada, sendo expulso em consequência.
Não serei eu a desculpar este tipo de comportamento grosseiro por parte dos adeptos academistas mas parece-me que se está a criar um clima propício à criminalização do mesmo, a exemplo do que vem sendo seguido e sugerido pela UEFA. Não estará longe o dia em que as pessoas irão a um espectáculo desportivo - onde habitualmente se deslocam para descontrair ou, o que é inevitável, para encontrar um escape - tolhidas de receio por o que possam dizer. Será legítimo, perante uma falta de um jogador de cor, gritar «para a rua» ou «grande besta», ou essas exclamações só poderão ser usados para com os brancos?
A crimideia orwelliana ganha cada vez mais forma num contexto democrático de repressão de pensamento e de atitudes não conformes. E, como é costume, as consequências serão contraproducentes para com o repressor.

4 comentários:

Oliveira da Figueira disse...

Caríssimo Amigo FSantos
Poder económico não é tudo.
Mas vamos ganhar o atrasado
Com pezinhos de veludo…

Mas que «Os Belenenses» é
Uma Instituição Nacional
Disso não tenhamos dúvidas
Já foi Campeão Nacional.

Mas tenha lá paciência
Nem me leve a mal
O Glorioso é o Maior
Neste Querido Portugal!

acja disse...

Concordo amigo, se vai no jogo para extravazar, e não se vive numa democracia?

acja disse...

Aliás, vc mudou o tema do blog?
Ficou bom em cores claras, abraços camarada!

Anónimo disse...

oi o vitoria de guimares e uma m#rda ass:nuno