terça-feira, outubro 09, 2007

Islamofobia - e autofagia ocidental

Mais um encontro para debater os problemas dos cidadãos islâmicos no mundo ocidental. Ao ler-se esta prosa fica-se com a ideia de que todos esses problemas são induzidos pela intolerância dos europeus, estando os muçulmanos desejosos de se integrarem o mais harmoniosamente possível nas sociedades de acolhimento. Nem uma palavra sobre os movimentos fundamentalistas, sobre os desejos de alguns lunáticos, poucos mas perigosos, de instaurar sociedades islâmicas no Ocidente. Aliás, a conferência decorrerá em Córdoba, em pleno Al-Andaluz. Certamente um sinal de abertura da parte dos organizadores...
De resto, as receitas habituais para desarmar os europeus face aos fluxos enormes de massas oriundas do mundo islâmico: discriminação positiva, censura (maquilhada em liberdade de expressão: «a liberdade de opinião é um valor fundamental» por isso os signatários consideram necessário que se aplique a legislação existente «sobre a propagação do discurso do ódio, especialmente promovido por motivos religiosos»). Ou seja, liberdade só para quem reproduzir o discurso oficial. Qualquer discurso crítico, mesmo que não eivado de preconceito religioso ou racial, é de golpe catalogado como "discurso do ódio". Edificante.
Por fim, cereja no topo do bolo, «os participantes analisarão ainda o papel da educação na redução da intolerância»; entenda-se: de pequenino é que se inculca nos cérebros dos europeus a "boa nova" de uma sociedade "aberta" e "tolerante".

Sem comentários: