sexta-feira, abril 28, 2006

Ascoltate il Duce!










Mussolini discursa na Piazza Venezia, Roma, em 5 de Maio de 1936.

3 comentários:

Paulo Cunha Porto disse...

Altura houve em que o entusiasmo por ele foi generalizado entre "leaders" estrangeiros, Churchill, que passava longos períodos em Itália, por exemplo.
E o Povo só se começou a afastar dele quando surgiu a declaração de guerra com os Estados Unidos, onde quase todas as famílias do Centro e Sul itálianos tinham parentes...

Anónimo disse...

Correctíssimo, Paulo. Até há quem diga que foi Churchill quem mandou assassinar o Duce para recuperar certas cartas que lhe teria escrito, e que no fim da guerra seriam comprometedoras.
Aliás, uma das personalidades que mais admirava Benito Mussolini era, nem mais nem menos que... Mahatma Ghandi!
Contava o conde Ciano que, certa tarde, Romano (se bem me recordo), um dos filhos do Duce, veio a correr ter com ele a perguntar-lhe onde estava o pai. Ciano perguntou-lhe porquê, e ele respondeu-lhe que estava um homenzinho muito estranho no jardim, de pele escura, óculos, vestido com lençóis e que trazia uma cabra pela trela, e que queria ver o pai.
Era Ghandi, numa visita de cortesia a Benito Mussolini.
Esta, apesar de verídica (ou por isso mesmo), é difícil de engolir para os adeptos do «New Age», «pacifistas» vermelhuscos e quejandos...

Paulo Cunha Porto disse...

Caro Anónimo: deliciosa, a história. Outro Indiano foi grande admirador do Duce: o Escritor Tagore. E um poeta pacifista como Rilke, embora proveniente da Europa Central, idem. Assim como alguns aspectos do "New Deal" rooseveltiano (os mais positivos, quanto a mim) sofreram a acusação de serem inspirados pela doutrina social do Fascismo Italiano.
Abraço, como ao Dono da Casa.