segunda-feira, março 13, 2006

O horizonte ao nosso alcance

Cansado do "Santos da Casa" e, sobretudo, por ultimamente não conseguir fazer face aos objectivos que para ele tinha delineado (actualizações frequentes, análise literária, digressões sobre música clássica, relatos de viagens, impressões políticas, polémicas), fui impedido por algumas dezenas de leitores amigos de interromper a minha produção blogueira.
Abraçando a sugestão do meu estimado BOS de colocar textos em linha com menor frequência, quando me apetecer, sem obrigações que não a vontade de escrever, decidi-me por criar um novo blogue, este "Horizonte" que tendes diante de vós.
Ainda hesitei em manter o anterior blogue, sobretudo pela maçada que ter um novo provoca aos que se dão ao trabalho de fazer "links" nos seus blogues. Mas o anterior projecto findara. 521 dias depois, 796 postais editados. Tempo de nova colheita.
"Horizonte", porquê? Para além de uma piscadela de olho mais ou menos subtil ao meu amigo e comentador Legionário, o horizonte perspectiva-se bem longe perante o nosso olhar, aparentemente alcançável. O aparentemente tem então o significado da humildade que se deve ter em qualquer empresa, com a noção das realidades bem presente. Utopia é uma palavra que este vosso amigo abomina, por fazer tábua rasa das realidades, legitimando ó quantas vezes as mais absolutas insanidades em nome de um "ideal". Por isso, o nosso horizonte é o dos sonhos não irreais; das realidades possíveis; do respeito pela natureza (do homem e em sentido amplo); do amor à arte e ao belo; do respeito por o que de melhor nos legaram os nossos antepassados, plasmado no substantivo de largo alcance "Tradição"; pela crítica impiedosa e sempre que possível serena dos vendilhões de ontem, hoje e sempre, dos que trabalham em prol de "amanhãs" que destroem o que gerações construiram laboriosamente; e da amizade.
Com efeito, sem a vossa amizade, este "Horizonte" nunca teria surgido do nada virtual para se postar diante de vós, à espera da vossa crítica, dos vossos comentários. E serenamente ansiando que não tenha sido em vão que viu a luz do dia. Com a vossa amizade, também, este vosso criado reconquistou de súbito o gosto da escrita.
Naveguemos, então, rumo a...

18 comentários:

Anónimo disse...

Não podia deixar de ser o primeiro a comentar o novo blogue do meu amigo FG Santos (agora FSantos)!
Acho que esta situação satisfaz as partes... O autor e o CASCA, a que pertenço por razões óbvias!

Grande abraço

O Corcunda

DB disse...

Óptima notícia!

DB disse...

Oops! Postei o comentário antes de terminado...

Apenas quero dizer que já está devidamente linkado e desejar as maiores felicidades ao novo espaço e ao seu renomeado (como notou o Corcunda) autor FSantos.
Um abraço.

Sergio Barroso disse...

Boa viagem.

Paulo Cunha Porto disse...

Já dei notícia. Felicidades, Caríssimo. Mas medita no que Te digo, mantém o Santos.
Abraço.

Anónimo disse...

Excelente notícia, meu caro !
Abraço,
JLL

Unknown disse...

Voltamos a ver a sua felicidade no Horizonte!

Da minha parte só tenho a agradecer pelo facto de me presentear com a sua prosa! De nos inspirar com a sua nova colheita!

Cá estarei como de costume para o ler.

Abraço!

Rui Rocha disse...

Depois de ver a blogosfera ficar mais pobre com o fim d' "O Espectro" não queria mesmo nada que FSantos seguisse o mesmo rumo. Boa sorte para esta nova "fase"

acja disse...

Mal, mas menos mal.

Mendo Ramires disse...

Bravíssimo!
Logo, ao serão, já irei iniciar a leitura deste lugar de «Ressurreição».
Um abraço.

Anónimo disse...

Olha, olha!
Já cá canta!
E agora com a vitória d`«Os Belenenses» o horizonte alarga-se.

Anónimo disse...

Um bom recomeço.

takitali disse...

As boas notícias do Horizonte, ecoaram no Restelo.
Bem haja.

Anónimo disse...

Ufa!!... ainda bem.
:)

Miles disse...

Caro amigo,muitas felicidades para esta nova aventura blogosférica.

Anónimo disse...

Meu Amigo,
Há coisas que a razão não explica!
Ainda estou arrepiado!

Legionário

acja disse...

O amigo que nos prometa blogar até q o Belenenses ou a Lusa sejam campeôes!

Paulo Hasse Paixão disse...

Ok. Óptimo. Vou linkar.