quinta-feira, junho 22, 2006

Discriminação?

A chamada "Operação Oriente", levada a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e que conduziu ao fecho de dezenas de restaurantes chineses, está a preocupar não só a comunidade aqui residente como já levou inclusive o Diário do Povo (edição internacional) a publicar um artigo sobre o tema.
Não me apercebi de nenhum mea culpa por parte de restauradores ou de qualquer chamada de atenção da embaixada junto dos seus conterrâneos que se dedicam a esse negócio. Em contrapartida, «a comunidade chinesa e a Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial acusaram a autoridade [a ASAE] de potenciar a xenofobia e a estigmatização dos chineses». Nem mais. À falta de melhores argumentos, e mostrando implicitamente que a ASAE tinha razão em proceder como procedeu, recorre-se às "palavras mágicas" que abrem tantas portas hoje em dia: discriminação, racismo, xenofobia.
Estando o poder político e jornalístico, qual cão de Pavlov, condicionado pelo peso que tais epítetos têm hoje em dia, nada como atirá-los para o ar a ver se se obtém o que se pretende; no caso: o fim das inspecções a restaurantes chineses ou, quem sabe, o aviso prévio de que vai haver uma inspecção... A ditadura das palavras, o condicionamento da opinião, o reflexo condicionado: nada a que Pequim não esteja habituado e não pratique há décadas; e que criou raízes no Ocidente desde que os admiradores da Revolução Cultural maoísta foram ganhando peso nas universidades e, com o passar dos anos, foram assumindo lugares de relevo na política e na imprensa. Na maior parte dos casos, recauchutados, mas sempre fiéis aos "velhos" princípios. Para nossa desdita.

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal não foram só os restaaurantes chineses que fecharam...
Em Fátima também ....

Francisco Múrias disse...

Meu caro Fernando Santos

Investigue um pouco mais sobre o que a ASAE anda a fazer.

Fale com donos de restaurantes, de cafés, de supermercados.

Pergunte-lhes quanto é que pagam a empresas de segurança alimentar para os defenderem das multas da ASAE.

Isto só tem paralelo com o AL Capone em Chicago