quarta-feira, dezembro 06, 2006

Escócia independente?

Intensifica-se nas Ilhas Britânicas o debate em torno da possível independência escocesa, a um ano de se cumprirem os três séculos que já dura a União. Infelizmente, como é típico do debate actual, a análise centra-se sobretudo nos aspectos económicos. A nacionalidade é, assim, antes de mais o resultado de uma análise económica! Considerações de baixa política (redundância?), mormente o apoio dos deputados escoceses ao Labour na Câmara dos Comuns, também têm o seu papel.
A concretizar-se a independência escocesa, haverá algum efeito bola de neve na Irlanda do Norte? As clivagens político-religiosas no território provavelmente impedi-lo-ão. Por lá vinga o "dividir para reinar" tão caro à Velha Albion.

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva William Wallace! A Escócia católica nunca pertenceu verdadeiramente à podre Inglaterra. Foi anexada, tal como os ESpanhóis nos querem outra vez fazer, com a ajuda de uns quantos traidores cá do burgo.
Os escoceses tiveram William Wallace, e nós o Santo Condestável. Ambas as Pátrias precisam de novo de Homens como estes.

O Corcunda disse...

E ainda há quem duvide da utilidade desta casa...

Mendo Ramires disse...

Ora aí está! O nosso FSantos em grande forma! Os últimos postais não deixam margem para dúvidas.

Anónimo disse...

Ojala!!