terça-feira, fevereiro 13, 2007

Dresden

HNO lembra os 62 anos sobre o bombardeamento da cidade de Dresden pela aviação aliada. Mais de 200.000 pessoas (na sua grande maioria crianças, mulheres e idosos, além de milhares de refugiados que fugiam perante o avanço soviético) pereceram num acto de pura barbárie e selvajaria, sendo conhecido que o objectivo era aterrorizar a população, não havendo qualquer objectivo puramente militar na cidade, o que de resto a carta de Churchill aqui reproduzida confirma, com um cinismo indescritível.
Como escrevi há dois anos atrás, «este horroroso crime de guerra nunca foi punido, pois a justiça (e a história) é exercida pelos vencedores».

3 comentários:

Humberto Nuno de Oliveira disse...

Hoje h� mais.
Um abra�o amigo e obrigado pela mem�ria de t�o saudosa casa

Flávio Santos disse...

Ao HNO: obrigado eu, pelo elogio e pela memória. Quem me dera ter o tempo que então tinha para manter um blogue bem mais pujante que o actual.
Ao ab: não tenho muito a acrescentar ao que dizes. O comportamento dos alemães em território ocupado foi muitas vezes execrável. Tentar por isso diminuir o carácter selvático das barbaridades aliadas é coisa que não faço. E se muitas vezes insisto nessas barbaridades é porque, como bem sabes, não têm de maneira alguma a divulgação que têm as "dos outros", de tal forma somos martelados com elas e, com as outras, é o silêncio hipócrita dos democratas que se julgam superiores e noutro patamar de civilização. Por isso continua a ser necessário denunciar essa hipocrisia.

Anónimo disse...

Pérfida Albion, Carrascos ruivos do Tamisa (Fialho de Almeida)