segunda-feira, março 05, 2007

Andebol do Belenenses em grande

Sempre gostei muito de andebol, desporto que exige tanto de força como de habilidade, técnica, subtileza, inteligência, espírito de equipa - um desporto completo, em suma.
É de todos conhecida a grande tradição do C. F. "Os Belenenses" nesta modalidade. Em miúdo vi grandes jogos, retendo na memória confrontos épicos com o Sporting. Hernâni, Espadinha, Zé Manel são alguns dos nomes mais em destaque no final dos anos 70.
O último título nacional data de 1995, após confronto épico com o outro candidato, o S. L. Benfica.
Para esta época, que marca o regresso dos outros grandes de Lisboa ao campeonato nacional, poucos vaticinavam grandes feitos para o Belenenses, que perdera alguns jogadores influentes para o Sporting, bem como o treinador. O plantel, à excepção do experiente Pedro Matias, do extraordinário guarda-redes Humberto Gomes e de João Pinto (coqueluche dos adeptos), é composto sobretudo por jovens: uns campeões nacionais de júniores há dois anos pelo Belém (só com vitórias!), outros oriundos das divisões secundárias. Até o professor João Florêncio, novo treinador, se estreia na Liga!
Contra todas as expectativas, esta equipa está a fazer uma época soberba, não largando a liderança do campeonato desde a primeira jornada. Ontem, contra o FC Porto, mais um espectáculo inesquecível, se não bem jogado, pelo menos emotivo e disputado até ao último segundo (literalmente). A perder por 5 golos a menos de 10 minutos do fim, os rapazes da Cruz de Cristo deram tudo e, perante um pavilhão em delírio, ganharam por 24-23, com um golo de Nelson Pina a ditar a vitória a minuto e meio do fim.
Digo-vos que nunca vivi uma época de Belenenses tão intensamente como este ano. Pese a boa e inesperada campanha do futebol, é no andebol que o meu entusiasmo e a minha paixão residem.
Desporto é alienação? Vejam aqueles rapazes darem o exemplo de esforço e dedicação a um ideal colectivo e depois falem comigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens pelo seu excelente Blog.
Para quem gosta de andebol azul
Recomendo uma passagem pelo BELENENSES ILUSTRADO
http://belenensesilustrado.blogspot.com

cumprimentos
"O Bejense"