segunda-feira, setembro 24, 2007

Mais um iberista

A Câmara Municipal de Lisboa patrocinou o filme "Fado", do espanhol Carlos Saura. Aparentemente não há no nosso país um Perdigão Queiroga que retome o tema da película em que contracenava a então jovem Amália Rodrigues.
O referido Saura, em entrevista ao Diário de Notícias (15 de Setembro, pág. 40 e 41), afirma, convicto que «as barreiras históricas que existem entre os nossos dois países se poderiam derrubar (sic) com facilidade (re-sic). É preciso atrevimento». Lá nisso estamos de acordo.
O diário que publicou a entrevista da erva daninha da nossa literatura em que esta fazia profissão de fé no iberismo não resisitiu (?) a perguntar ao veterano realizador o que pensava dessa ideia. Resposta: «estou totalmente de acordo! Mas acredito que a capital de Ibéria (sic) tinha de ser, a uma dada altura, Lisboa. Depois Madrid. E depois Barcelona. Ia mudando...»
O que não muda, o que é uma constante da mentalidade - quase diria da psique - de muitos espanhóis, é o sonho iberista. E também não mudou o facto de, do lado de cá da (cada vez mais ténue) fronteira, haver tantos traidores prontos a franquear as portas.

5 comentários:

PintoRibeiro disse...

Tá na moda, tá...

Anónimo disse...

«... traidores...»!!!???!!!
---» Esta está boa!
---» De facto, não existem traidores de 'CAIXOTES DO LIXO'!!!

---» Ora, com uma evolução demográfica imparável... os 'descendentes de Obikuelus'... estão a evoluir rapidamente no sentido do domínio demográfico da Europa. Quando dominarem demograficamente a situação... poderá vir a acontecer um Novo Tratado de Tordesilhas: os 'descendentes de Obikuelus' [Africanos, os Mestiços, os Árabes,etc] poderão acordar, entre si, a divisão/partilha da Europa!
{uma observação: tal como, por exemplo, os albaneses do Kosovo gostam muito da Sérvia... os 'descendentes de Obikuelus' também gostam muito dos seus países de 'acolhimento'..... ihihihihihihih}

---» Como é óbvio, Portugal, Espanha, etc., estão a evoluir rapidamente no sentido do 'CAIXOTE DO LIXO' da História.

Navegação disse...

Após Saramago, mais um traidor chega à nossa praça.
Mas... Ainda à mais Iberistas, uma vergonha.

Flávio Gonçalves disse...

Saudações, venho fazer um pequeno Spam caro F.Santos, a VoxBlogs Magazine acabou mas agora fui recrutado para escrever num blog de "direita revolucionária", veja o http://suckandsmile.blogspot.com

Já vi que o PR também cá vem.

LdM disse...

Meu caro,

perdoe-me visitá-lo tão tarde.
O que diz, lembrou-me (no fundo é o que diz o próprio) as palavras de Henrique Barrilaro Ruas: "os Espanhóis não são um perigo por odiarem Portugal, mas por amarem Portugal inadequadamente, ou de modo insensato"

Cumprimentos