sábado, setembro 23, 2006

"Os Belenenses" de parabéns

Faz hoje 87 anos que um grupo de rapazes (os "rapazes da praia") decidiu fundar uma nova agremiação: o Clube de Futebol "Os Belenenses". 37 anos depois, ou seja, há precisamente 50 anos, era inaugurado o Estádio do Restelo. Como se disse nesse dia: «É, sem dúvida, um dos recintos desportivos mais bonitos do Mundo, com a particularidade de juntar uma arquitectura clássica a uma deslumbrante vista sobre o rio Tejo, uma Taça de Pedra onde espumará a formidável alma popular».
O palmarés do "Belém", com destaque para o futebol (um campeonato nacional, três campeonatos de Portugal, três taças de Portugal e ainda um campeonato nacional da antiga II Divisão), fala por si. O ecletismo, por vezes criticado, permite a centenas de jovens praticar desporto em condíções ímpares no nosso país.
Com muito suor e muitas lágrimas se foi construindo a história do "4º grande" de Portugal. Diz-se que ser belenense é estar condenado a sofrer (e não foi fácil suplantar o trauma da morte de Pepe - o maior jogador português do seu tempo -, a perda do campeonato nacional de 1953/54 a dois minutos do fim do último jogo ou a retirada forçada do Estádio das Salésias - primeiro recinto relvado de Portugal e primeiro estádio com bancadas cobertas no nosso país). Mas o sentir da Cruz de Cristo e as alegrias que ainda vão surgindo ocasionalmente (como recentemente no andebol, com a conquista da Taça da Liga) mantêm a chama acesa. Ser minoria nunca foi fácil, respeitar valores ancestrais também não. Muita da mística belenense aí reside.

7 comentários:

a voz disse...

Largos Horizontes para «Os Belenenses».
Parabéns

Saudações Benfiquistas.

Luis Lacerda disse...

Caro FSantos,

duplamente parabens, pelo blogue (que so hoje conheci) e pelos 87 do nosso Belenenses !!!

Um abraco

Luis Lacerda disse...

esqueci-me de referir que a partir de hoje o Horizonte passou a estar linkado no nosso outro blogue CFBelenenses.

JSM disse...

Caro FSantos
Muito bem e lá nos encontraremos hoje. Repito - "ser minoria não é fácil e respeitar valores ancestrais também não. Muito da mística do Belenenses reside aí".
Citei de cor e penso que deve estar certo.
Um abraço.

F. Santos disse...

Obrigado, caros amigos. Ao Luís informo que este blogue sucedeu ao "Santos da Casa", em Março deste ano.

O Restaurador disse...

Apesar de ser Calipolense e de a nível de primeira liga os meus gostos recaírem sobre Benfica e V. Setúbal, não posso deixar de dar os meus parabéns ao Belenenses e aos seus adeptos pela maneira como sempre foram fazendo o Belenenses!

Outros tantos anos é o que se deseja e porque não, uma conquista da Taça de Portugal para breve!!!

Abraço!

Vimaranes disse...

Parabéns ao Belenenses a todos os seus adeptos e claro em especial a si FSantos. E já agora, boa sorte para o jogo de logo.
Abraço de um vitoriano!