sábado, setembro 23, 2006

"Os Belenenses" de parabéns

Faz hoje 87 anos que um grupo de rapazes (os "rapazes da praia") decidiu fundar uma nova agremiação: o Clube de Futebol "Os Belenenses". 37 anos depois, ou seja, há precisamente 50 anos, era inaugurado o Estádio do Restelo. Como se disse nesse dia: «É, sem dúvida, um dos recintos desportivos mais bonitos do Mundo, com a particularidade de juntar uma arquitectura clássica a uma deslumbrante vista sobre o rio Tejo, uma Taça de Pedra onde espumará a formidável alma popular».
O palmarés do "Belém", com destaque para o futebol (um campeonato nacional, três campeonatos de Portugal, três taças de Portugal e ainda um campeonato nacional da antiga II Divisão), fala por si. O ecletismo, por vezes criticado, permite a centenas de jovens praticar desporto em condíções ímpares no nosso país.
Com muito suor e muitas lágrimas se foi construindo a história do "4º grande" de Portugal. Diz-se que ser belenense é estar condenado a sofrer (e não foi fácil suplantar o trauma da morte de Pepe - o maior jogador português do seu tempo -, a perda do campeonato nacional de 1953/54 a dois minutos do fim do último jogo ou a retirada forçada do Estádio das Salésias - primeiro recinto relvado de Portugal e primeiro estádio com bancadas cobertas no nosso país). Mas o sentir da Cruz de Cristo e as alegrias que ainda vão surgindo ocasionalmente (como recentemente no andebol, com a conquista da Taça da Liga) mantêm a chama acesa. Ser minoria nunca foi fácil, respeitar valores ancestrais também não. Muita da mística belenense aí reside.

7 comentários:

Mário Casa Nova Martins disse...

Largos Horizontes para «Os Belenenses».
Parabéns

Saudações Benfiquistas.

Luis Lacerda disse...

Caro FSantos,

duplamente parabens, pelo blogue (que so hoje conheci) e pelos 87 do nosso Belenenses !!!

Um abraco

Luis Lacerda disse...

esqueci-me de referir que a partir de hoje o Horizonte passou a estar linkado no nosso outro blogue CFBelenenses.

JSM disse...

Caro FSantos
Muito bem e lá nos encontraremos hoje. Repito - "ser minoria não é fácil e respeitar valores ancestrais também não. Muito da mística do Belenenses reside aí".
Citei de cor e penso que deve estar certo.
Um abraço.

Flávio Santos disse...

Obrigado, caros amigos. Ao Luís informo que este blogue sucedeu ao "Santos da Casa", em Março deste ano.

Unknown disse...

Apesar de ser Calipolense e de a nível de primeira liga os meus gostos recaírem sobre Benfica e V. Setúbal, não posso deixar de dar os meus parabéns ao Belenenses e aos seus adeptos pela maneira como sempre foram fazendo o Belenenses!

Outros tantos anos é o que se deseja e porque não, uma conquista da Taça de Portugal para breve!!!

Abraço!

Vimaranes disse...

Parabéns ao Belenenses a todos os seus adeptos e claro em especial a si FSantos. E já agora, boa sorte para o jogo de logo.
Abraço de um vitoriano!