segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Surpresa?

Os media querem fazer-nos crer que a eventual eleição de Barack Obama à presidência dos EUA seria algo de revolucionário, dado que o candidato é "afro-americano" (na verdade é mestiço) e tem ideias de esquerda. Mas, após décadas de predominância da agenda esquerdista nos media e na educação, após décadas de relativização de valores e promoção de ideias "fracturantes", de lavagem ao cérebro e de crimideia orwelliana, qual a surpresa de um candidato que representa um pouco de tudo isto chegar a presidente?
Surpresa seria que um candidato como Ron Paul, com uma agenda conservadora, crítico do belicismo e do intervencionismo, tivesse algumas chances. Mas o sistema de há muito que se precaveu contra estas veleidades do verdadeiro espírito americano, que ainda subsiste aqui e ali apesar de, na primeira metade do século XX, dois Roosevelts terem feito mais do que ninguém para o aniquilar. Os seus sucessores foram apenas continuadores.

3 comentários:

Anónimo disse...

La cosa ya venía mal desde Lincoln. Si es que no venía mal desde la fundación de los EE.UU., que eran de punta a punta un experimento político revolucionario.

Rafael Castela Santos

O Réprobo disse...

Ora a segunda ideia trazida pelo Rafael é que diz tudo.
Quanto a Obama, atenção: apesar de votos curriculares no sentido americano de "liberal", o discurso da candidatura não tem sido de Esquerda, no sentido de excitar partes da Comunidade contra as outras, o que é grande inovação.
Paul foi sempre uma cadidatura marginal, para os mais avessos a pagar impostos e foi assumida pelo próprio como mero expediente para divulgar a mensagem. Entretanto suspendeu a campanha, permanecendo oficialmente em liça, para se concentrar na reeleição pelo seu distrito.
Abraço

JSM disse...

Do espectáculo da democracia à democracia do espectáculo, ausento-me sempre, nunca percebi os mecanismos, tal como não percebo o baseball, não obstante saber que a eleição dos césares não é coisa de somenos. Por isso, nestas ocasiões e para me inteirar, visito a opinião abalizada ( e de confiança) dos Amigos, como é o caso.
Comentadores incluídos.
Um abraço.